Ciências de Dados: imprescindível nos negócios atuais

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Saiba que a Ciência de Dados pode impactar todos os processos de sua empresa, e ser crucial para alavancar suas finanças. Basta saber usar a estratégia certa 

Certamente você já ouviu, nos últimos tempos, alguém falar em carros sendo dirigidos de forma autônoma, robôs que fazem cirurgias, drones para transportar pessoas, entre outras tantas novidades “futuristas”. Talvez não de rotina, e nem em todos os países, mas fato é que, muito em breve tudo isso, será realidade em boa parte do mundo.

E é preciso dizer que estas são apenas algumas das novas invenções que estão chegando de forma bastante acelerada aos países mais industrializados; cujo desenvolvimento e sucesso dependem da aplicabilidade e do uso da inteligência artificial, ciência de dados, e muitos outros processos de engenharia de dados, até que pudessem se tornar realidade. Além é claro, de estarem sempre sendo aperfeiçoados. 

Você pode estar se perguntando: como o marketing digital entra nisso? Pois bem, saiba que o Data Science ou Ciência de Dados, em português, é hoje uma das áreas mais relevantes, em meio a toda a revolução tecnológica que estamos vivendo, já cunhada da Era da  Tecnologia 4.0, e considerada uma das áreas mais promissoras. É o que revelou o artigo “Data Scientist: The Sexiest Job of the 21st Century”, já em 2012, quando publicado na Harvard Business Review, que aponta a ciência de dados como uma das áreas capazes de impactar toda uma geração. 

É fato que o fluxo livre da internet, muitas vezes, pode tornar difícil um único foco de atenção, devido a infinidade de informação com que nos deparamos. De acordo com os especialistas, é a ciência de dados que consegue separar os melhores dados e gerar as maiores conversões, utilizando estratégias e dados específicos para oferecer a melhor sugestão de produtos ou serviços para um cliente. Mas o que é de fato a ciência de dados e quais são as aplicações dela no meu negócio e no mercado de trabalho? 

Ciências de dados reúne informações estratégicas 

“Esta é uma área essencial para posicionar as organizações no cerne da Indústria 4.0”, define Wlademir Prates e Joni Hoppen, experts em ciências de dados, em artigo publicado no portal Aquarela. Eles descrevem a ciência de dados, como sendo um campo interdisciplinar de investigação de dados que resolve problemas reais de negócios, com o uso de método científico e técnicas avançadas de análise de dados, machine learning e inteligência artificial.  

Data science”, em inglês, como é muito utilizada, é sem dúvida alguma, a área de conhecimento  multidisciplinar que pretende analisar e estudar dados direcionados à tomada de decisão. “Com a internet em constante evolução, temos um fluxo de dados bastante grande. Muitas vezes fica difícil separar o dado que queremos do dado que não poderá ser reutilizado”, explica Marcus Paulo Barboza, Growth Hacker, da Agência Pericoco.

A esse grande fluxo de dados, se costuma denominar Big Data, ou seja, volume elevado de dados não estruturados. “Ocorre um acúmulo muito grande de dados a cada segundo, sem ter relação um com o outro”, explica. Ele  cita ainda, um exemplo de big data muito comum, que são as fotos dos posts em redes sociais, geolocalização entre outros dados, que sem um objetivo, é só um acúmulo de informações sem sentido. “Entender sobre esse conceito facilita o entendimento e aplicação das estratégias de ciência de dados”, garante.

Ao falar sobre ciência de dados, outra área que divide o destaque é o machine learning, que em tradução livre, significa o aprendizado da máquina. Basicamente, Machine Learning seria o aprendizado mais voltado para o pensamento lógico e com o mínimo de interação humana. Pode ser confundido com inteligência artificial mas não se engane, nesta área, trabalhamos bastante com reconhecimento de padrões. 

Neste caso, a ciência de dados serve para extrair conhecimento de acontecimentos passados, tanto quanto para auxiliar em eventos futuros. 

Áreas em que se pode aplicar a ciência de dados

A ciência de dados é uma estratégia vasta que pode ser aplicada em diversas áreas da atuação do terceiro setor. São diversas as áreas e atuações que podem se beneficiar do conjunto de estratégias de ciência de dados.

Alguns exemplos são:

  • A área do varejo, em que a ciência de dados auxilia bastante na segmentação de clientes. Ela também auxilia na criação de soluções personalizadas para o cliente.
    Utilizando os dados coletados, podemos analisar fatores como a sazonalidade, períodos em que temos alta ou baixa de algum produto, entre outros. A ciência de dados traz resultados cada vez mais precisos. 
  • O setor de saúde, em que a análise dos dados possibilita melhor estudo de vírus, bactérias, entre outros agentes causadores de doenças. Uma vez, que se coletam informações de como a doença foi tratada, com qual remédio e durante quanto tempo o paciente fez uso desse remédio, até a cura.
    A ciência de dados também possibilita o desenvolvimento de vacinas e tratamentos.
  • E o setor financeiro, onde os cálculos de análise de crédito são difíceis de serem feitos, sem uma base de dados anterior para análise. Neste caso, a ciência de dados promove uma análise de riscos de maneira mais assertiva. Assim, a liberação de crédito para quem precisa funciona melhor, fazendo uso da base analítica que temos do passado para fazer previsões acerca do futuro.

Entenda de que maneira funciona a ciência de dados

De início, a ciência de dados parece estranha e complexa, mas a utilizamos diariamente. O funcionamento da ciência de dados pode ser observado nessas cinco etapas: ao observar um acontecimento, em seguida gerar hipóteses sobre esse acontecimento; fazer um experimento acerca do que você quer observar dentro desse acontecimento, analisar os dados coletados e em seguida, compartilhar os resultados. Basicamente, a ciência de dados funciona como uma espécie de pesquisa de campo.

São infinitas as ferramentas usadas pela ciência de dados, mas as mais conhecidas são: Analytics, CRM e ferramentas de email marketing.  

A ciência de dados e o marketing

No tangente ao Marketing, a ciência de dados é uma das áreas de maior destaque e também de maior variedade. Quanto maior o número de dados que a empresa tiver do cliente, maiores serão as taxas de conversão. Ao falar das ofertas, a empresa precisa pensar na melhor sugestão para o que o cliente que necessita e pensar na plataforma que ele utiliza ou prefere. De acordo com a Rock Content, especializada no assunto, é possível também fazer uso da ciência de dados para realizar previsões mais precisas de geração de leads e para um maior controle de vendas. Assim como o Google Analytics pode contribuir com essas informações, esse conceito garante que tudo seja feito de forma ainda mais precisa e completa, sem perder nada.

A análise de dados internos e externos, por meio da ciência de dados, conferem maiores chances de oferecer sugestões assertivas aos clientes. Também podemos utilizar os dados coletados para entender o comportamento do cliente.

Para compreender melhor como a ciência de dados influencia no marketing digital, temos um ciclo de ações contínuo.

Conheça o passo a passo deste ciclo de ações

A primeira ação é a de entender o problema. Desde que isto seja feito, o próximo passo é definir quais serão os dados e as estratégias de ciência de dados utilizados para resolvê-los.

Agora a empresa precisa coletar os dados e entender onde estão as informações necessárias para resolução do problema. Algo que a Agência Pericoco, por exemplo, faz para seus clientes, e dessa forma, consegue auxiliá-los a direcionar esforços para o que a empresa precisa de fato, que é focar no resultado. Ou seja, ela não precisa ter um departamento interno, que seja responsável pela ciência de dados da empresa para mapear as fontes e fazer a coleta de dados necessária. Pode, perfeitamente,  terceirizar esta função para agências especializadas neste tipo de conhecimento.  

Depois desse processo, temos a armazenagem de dados. Como que a empresa fará o armazenamento dos dados a fim de dar início a análise? Além disso, neste momento, o setor da empresa que cuida da parte de ciência de dados fará a organização básica dos dados;

A etapa seguinte é a de exploração de dados. Nesta etapa, o gerente de ciência de dados começa a separar os dados úteis dos dados irrelevantes, que são descartados, para que dê-se início ao período de insights;

Agora, temos a parte de comunicação de resultados: com o objetivo de que todos envolvidos no processo de análise de ciência de dados entendam os resultados obtidos no processo, os dados de todos os processos são reunidos até aqui e exibidos por meio de plataformas e gráficos;

A última etapa é a do feedback, onde aparecem sugestões a respeito do processo de coleta e análise dos dados, a fim de nortear a próxima execução do ciclo.

Tipos de análise utilizando ciência de dados

Descritiva: Estabelece uma comparação entre passado e futuro para descobrir “o que aconteceu” em determinado momento.

Diagnóstica:  Também faz uma comparação de passado e futuro, mas neste momento busca entender o motivo que levou ao acontecimento, ou seja, o porquê.

Preditiva: é a análise que olha para o passado buscando compreender e prever o futuro, descrevendo “o que irá acontecer”. 

Prescritiva: que utiliza como base as previsões para auxiliar no processo da tomada de decisão.

Análise de dados internos e externos para informar sobre o comportamento do cliente ou para auxiliar no desenvolvimento das melhores estratégias de marketing

Itens mais relevantes para a utilização da ciência de dados

Previsão e geração de leads e vendas

A ciência de dados nos ajuda a desenvolver estratégias de coleta de dados e a analisá-los. Com base nesses dados, conseguimos fazer previsões mais realistas, a fim de entender o volume de leads. 

Criação de ferramentas

Existem várias ferramentas de análise disponíveis que auxiliam o processo da ciência de dados. Algo que auxilia na geração de leads, é a criação de ferramentas. As empresas podem desenvolver desde uma calculadora até uma planilha geradora de previsões. 

Prever o cancelamento de clientes 

A ciência de dados permite uma análise mais precisa dos clientes, podendo até mesmo prever quais serão os clientes propensos ao cancelamento. Por meio dos dados coletados, a empresa pode identificar padrões de comportamento e uso que indicarão se o cliente vai permanecer fazendo uso do serviço e também aquele que não usará mais.

Ferramentas que podem auxiliar no processo de ciência de dados

De acordo com a Resultados Digitais, é comum que o processo de recolhimento das informações para dar início a análise de ciência de dados seja feito através de algumas ferramentas. Separamos aqui, duas ferramentas bastante utilizadas, conhecidas e gratuitas!

Google Analytics

É uma ferramenta de ciência de dados gratuita, disponibilizada pelo Google. Dentro desta plataforma, a empresa tem acesso a dados como volume de usuários que estão acessando o site em tempo real até dados como o tempo médio em que o visitante permanece na página.

Insights dentro das redes sociais

Os Insights são o conjunto de estatísticas oferecidas pela plataforma utilizada, que mostram impressões, cliques e até mesmo o perfil que acompanha a empresa. Essa é uma das ferramentas de ciência de dados mais conhecida. 

Especialização é opção para quem quer seguir carreira de cientista de dados

Com o advento da Tecnologia 4.0, o Brasil, que sempre acaba chegando um pouco mais tarde que o restante dos países desenvolvidos, na implantação de processos, desta vez não deixou por menos. Inúmeras escolas, universidades e serviços de educação especializados investiram em inserir a ciência de dados, em seus cursos, e já é um dos mais procurados. O próprio Google já disponibiliza cursos para quem deseja aprender mais, por exemplo, sobre analytics, com direito a certificação, inclusive. São diversas etapas de aprendizado a respeito de ciência de dados, do iniciante ao avançado. Não é necessário ter curso superior ou conhecimento prévio na área.

A Universidade de São Paulo (USP) também oferece um curso com qualificação MBA. Neste caso, o curso é pago e voltado para pessoas que já tenham concluído algum curso superior. Também não é necessário conhecimento prévio em ciência de dados, coleta de dados ou Tecnologia da Informação (TI). O curso oferece conhecimentos a respeito da área, além da implementação de Machine Learning.

A Agência Pericoco oferece serviços de Inbound Marketing, Tráfego e Performance, Inbound Sales e Marketing Conversacional. Somos também uma das empresas que utiliza ciência de dados para alavancar as vendas do seu negócio, garantindo os melhores resultados!

Fontes pesquisadas:

www.aquare.la

www.unisoma.com.br

www.zoom.com.br

www.tecnoblog.net

www.hupdata.com

www.resultadosdigitais.com.br

Contato:

WhatsApp: (11) 93029-8785

e-mail: pericoco@pericoco.com.br

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