Lead é o cliente potencial qualificado que pode se tornar embaixador da sua marca, se você fizer seu trabalho direito. Equipes de marketing, especialmente, os profissionais B2C, dependem de vários canais para gerar leads para seus negócios.
Não importa o canal que você esteja usando, as estatísticas da HubSpot descobriram que 54% a mais de leads são gerados por táticas de inbound marketing do que o marketing pago tradicional.
O conceito coloquial de lead, no marketing digital, é o cliente em potencial que aceita saber mais sobre sua oferta, entregando a você seu bem mais precioso na internet: o e-mail – diante da enorme quantidade de spams recebida diariamente.
Um erro que muitas empresas cometem é trabalhar somente com um formulário de contato na página, quando existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em lead e estreitar o relacionamento. Alguns inclusive podem estar entre os conteúdos que sua empresa já possui.
Por mais que o conteúdo seja relevante e de qualidade, sem gerar leads você não conseguirá evoluir em seu funil de vendas e terá dificuldades em mensurar os resultados.
Se você possui uma boa taxa de conversão é sinal de que seu conteúdo é atrativo para sua persona. Saber o estágio de compra do lead também é um fator importante. É comum as empresas pensarem somente nos leads que estão prontos para realizar uma compra de um produto ou contratação de um serviço.
Ao pensar assim você estará desperdiçando uma grande fatia dos leads em um estágio de aprendizagem e consideração, que ainda não estão preparados para sua oferta. É preciso pensar na jornada de compra.
O primeiro passo para quem quer iniciar uma estratégia de inbound marketing é definir quem é sua persona. Uma persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Landing page é uma das formas de atrair novos leads
Landing pages são páginas de captura que ajudam no processo de geração de leads. Elas são fundamentais, pois apresentam uma estrutura simples e com objetivo definido. Utilizando uma ferramenta de automação de marketing, como o RD Station Marketing, você consegue criar de forma rápida uma landing page.
Nela, terá geralmente uma chamada principal, uma descrição do material rico que está oferecendo, um formulário com os campos necessários para geração do lead (nome, e-mail e outros campos personalizados) e um Call-to-Action (CTA), que é um botão de ação para envio das informações. O material oferecido e a estrutura da landing page são decisivos para obter uma boa taxa de conversão.
Crie um webinário para geração de leads
Um webinário é uma maneira relativamente barata de levar a sua mensagem para o seu público-alvo, o público que realmente se inscreveu para ele. Isto é muito diferente de uma landing page de webinário que não oferece muito valor para o usuário.
Você deve usar o Google como seu login, para personalização dos seus clientes. A verdade é que o Google é popular, e a maioria dos blogueiros, profissionais de marketing de conteúdo e empresários digitais têm uma conta neste site de busca.
Para converter os visitantes que vêm para suas landing pages, você tem que testar continuamente os elementos tais como título, subtítulos, bullet points e CTAs.
Mais visitas no site também geram leads
A ferramenta Google Adwords de anúncios patrocinados no Google tem, por objetivo, o aumento de acessos no site, e pode ser bem vantajosa quando usadas as palavras-chave adequadas.
Além dos anúncios pagos, o ranqueamento orgânico (gratuito) nas primeiras páginas do Google se dá pela qualidade dos artigos publicados e pela parte técnica do site. Dentro do SEO, a estratégia de link building é muito importante para aumentar as visitas no site.
Quando sua página é indicada ou referenciada por outra com maior tráfego na internet, o Google entende que você também pode ser uma autoridade e a posiciona melhor.
Newsletter gera fidelidade e lead
Quem se cadastrar para receber newsletters, será notificado a cada atualização do blog e demais materiais com mais frequência. Alguns segmentos de negócio permitem espalhar diversos campos de captação de leads de newsletter pelo site, desde que não prejudique a experiência do usuário pela poluição visual. Outros, sugerem um layout mais sutil e menos apelativo.
Elaborar formulários na landing page
Ao colocar um formulário de geração de leads de alta conversão em uma landing page, você começa a nutrir os leads – persuadindo-os a comprar o seu produto.
Um estudo da SalesForce descobriu que empresas que se destacam em nutrição de leads geram 50% a mais de oportunidades de vendas qualificadas com um custo 33% menor.
A porta de entrada entre o seu site e o visitante é o formulário de geração de leads. Como você já sabe, um formulário que é colocado em uma landing page com ofertas que os visitantes não conseguem resistir, sempre funciona bem.
De acordo com a Community Technology B2B Marketing, 61% dos profissionais de marketing B2B lutam para gerar leads de alta qualidade.
Ebooks e infográficos
EBooks são uma das ofertas mais clássicas para geração de leads, sendo tipo de conteúdo rico a ser feito em co-marketing com outra empresa, pois dessa forma os esforços são divididos e é possível escrever um conteúdo ainda mais completo e aprofundado.
Infográficos são ótimos materiais para gerar valor para sua audiência. São representações visuais do seu conteúdo, misturando texto e imagem, o que torna esse tipo de conteúdo bastante dinâmico.
Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas criar um infográfico hoje em dia já não exige mais um alto nível técnico e você pode fazer até mesmo de forma gratuita com a ajuda de algumas ferramentas, basta ter as informações certas e algumas noções de design.
Para aumentar as conversões de leads
Por mais que ganhar escala na geração de leads seja positivo, quando feito de modo não estratégico pode se tornar um problema. Afinal, se você encher seus profissionais com uma grande demanda de trabalho inútil, estará desperdiçando dinheiro.
Sua equipe ficará desmotivada, os custos se tornam elevados e você não será capaz de atingir suas metas em vendas. Estes são alguns dos perigos de um funil inflado com falsas oportunidades comerciais.
O ideal é fazer uma filtragem de todos os leads que entram no funil, sejam eles de origem passiva ou ativa. O foco está em coletar informações relevantes que ajudem a determinar seu potencial de sucesso na jornada de compra.
Assim, você tem a oportunidade de eliminar os leads desqualificados que geralmente são estudantes sem interesse de compra; concorrência pesquisando seu produto; leads com restrições técnicas ou sem necessidade da sua solução.
Os leads precisam ser priorizados conforme seu grau de maturidade: os leads prontos são encaminhados para o departamento de vendas e os demais retornam ao marketing para que recebam os fluxos automatizados de nutrição.
Referências:
www.resultadosdigitais.com.br/
4 thoughts on “Gerar novos leads é meta de sucesso para qualquer empresa”