Você que trabalha com marketing digital sabe o quanto é importante ficar do olho nas métricas como o analytics, por exemplo
Por isso, se você ainda não atualizou sua versão do Google Analytics ainda dá tempo!
Até o dia 1º de julho de 2023, todas as contas do Universal Analytics serão obrigatoriamente substituídas pelo GA4.
Isso significa que, depois deste período, o sistema antigo vai parar de processar dados, ou seja, você vai ficar no escuro, sem as informações valiosas para monitorar o desempenho do site.
Ainda não foi divulgado se o histórico de dados do Universal será mantido. Além disso, até o momento, a informação é de que não será possível migrar as os dados do Universal para o GA4!
Então corre que ainda dá tempo!
Mas antes de falar sobre as mudanças, vamos saber um pouco mais sobre esta ferramenta?
O que é o Google Analytics?
É uma ferramenta de análise de dados que monitora várias ações de um site e traz relatórios precisos sobre as atividades realizadas nele como: tempo de permanência no site, páginas mais visitadas, geolocalização dos usuários, conversões, vendas e até quais campanhas obtiveram melhores resultados.
Para ter acesso a estas informações é preciso inserir códigos nas páginas dos sites.
Viu como o GA é importante? Com base nesses dados é possível otimizar as campanhas e adequar os conteúdos que não estão performando tão bem. O resultado é aumento das conversões e vendas!
Importante lembrar que tanto o Universal quanto o GA4 são gratuitos, porém empresas muito grandes com alto volume de dados podem optar pelo Analytics 360 que é pago.
Mas por que a mudança do GA Universal para o GA4?
As duas principais mudanças estão relacionadas à proteção de dados dos usuários de forma mais segura e coleta de dados baseada em eventos, ou seja, ações realizadas nas páginas.
Com relação aos dados, o Google está respeitando as regras mais rígidas sobre o assunto, então foi preciso oferecer um sistema mais seguro para as empresas.
E além dos dados baseados em eventos, o GA4 tem novas funcionalidades que vão coletar ainda mais dados, tornando os relatórios mais precisos e funcionais.
E quais as principais mudanças do Google Analytics 4?
- Privacidade: como explicamos acima, os dados dos usuários serão mais protegidos, por exemplo, ele não armazena o endereço de IP;
- Cookies: estamos entrando na era “cookieless” ou seja, o GA4 não usa cookies, pois coleta dados do próprio aprendizado da máquina;
- Multiplataforma: são coletados dados de todas as plataformas utilizadas (sites e aplicativos), o que dá uma visão bem abrangente do comportamento dos usuários;
- Integrações: é possível monitorar as campanhas pagas, já que o GA4 é integrado ao Google Ads;
- Machine Learning: como o sistema aprende sozinho, ele pode prever o comportamento dos usuários e te avisar, por exemplo, quando um determinado produto irá acabar, assim é possível repor o estoque com antecedência;
- Eventos: ao contrário do GA Universal, o novo modelo leva em conta as ações dos usuários executam no site, desde a rolagem da página, pesquisas e downloads;
E como fazer a migração do Google Analytics Universal para o GA4?
Para anunciantes:
Para importar vinculações do Google Ads, você precisa ser editor na conta do Google Analytics.
- No Google Analytics, clique em Administrador;
- Verifique se você está na conta certa;
- Quando há apenas uma conta do Google Analytics, ela já aparece selecionada;
- Na coluna Propriedade, selecione a propriedade do Google Analytics 4;
- Na coluna Propriedade, clique em Assistente de configuração;
- Em Vinculação, acesse “Importar vinculações atuais do Google Ads” da sua propriedade conectada do Universal Analytics e clique em Primeiras etapas;
- Na tabela, selecione uma ou mais vinculações do Google Ads que você quer importar para a nova propriedade do Google Analytics 4;
A Personalização de anúncios é ativada por padrão em todas as contas selecionadas.
Com essa configuração, as listas de público-alvo e os eventos/parâmetros de remarketing do Google Analytics serão publicados nas contas vinculadas do Google Ads.
É possível desativar essa configuração na coluna Personalização de anúncios.
- No canto superior direito, clique em Importar vinculações selecionadas do Google Ads;
- Revise a mensagem de confirmação e clique em OK;
- Quando a importação for concluída, você verá a seguinte mensagem de confirmação: “Suas vinculações do Google Ads foram importadas”.
Próximas etapas
Ao importar as vinculações selecionadas do Google Ads, você vai disponibilizar os dados da sua propriedade do Google Analytics 4 para uso no Google Ads.
No entanto, para utilizar esses dados, você ainda precisará fazer login no Google Ads e realizar pelo menos uma das seguintes ações:
- Importar conversões (para lances);
- Adicionar públicos-alvo a uma campanha ou um grupo de anúncios (para remarketing);
- Para remarketing e relatórios aprimorados, você também precisa ativar os Indicadores do Google.
Como fazer a instalação da Tag
Se você usa o Universal Analytics, saiba como fazer a configuração para o GA4 através do assistente de configuração.
- No Google Analytics, clique em “Administrador” no canto inferior esquerdo da tela;
- Na coluna “Conta”, selecione a conta desejada;
- Em “Propriedade”, selecione a propriedade do Universal Analytics que coleta dados para seu website;
- Ainda em “Propriedade”, selecione “Assistente de configuração do GA4”;
- Clique em “Começar” e em “Quero criar uma nova propriedade do Google Analytics 4”;
- Se seu site usa a tag gtag.js, você pode selecionar “Ativar coleta de dados usando suas tags existentes”
- Clique em “Criar propriedade”.
Se você não está familiarizado com os sistemas do Google, podem aparecer dúvidas ou dificuldades durante a migração.
Mas se precisar de ajuda, pode contar com os serviços da Agência Pericoco! Temos especialistas em migração e em muitos outros serviços!
Fontes:
google.com.br
rockcontent.com.br
resultadosdigitais.com.br