Já migrou seu Universal Analytics para o GA4? O tempo está acabando!

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Você que trabalha com marketing digital sabe o quanto é importante ficar do olho nas métricas como o analytics, por exemplo

Por isso, se você ainda não atualizou sua versão do Google Analytics ainda dá tempo!

Até o dia 1º de julho de 2023, todas as contas do Universal Analytics serão obrigatoriamente substituídas pelo GA4.

Isso significa que, depois deste período, o sistema antigo vai parar de processar dados, ou seja, você vai ficar no escuro, sem as informações valiosas para monitorar o desempenho do site.

Ainda não foi divulgado se o histórico de dados do Universal será mantido. Além disso, até o momento, a informação é de que não será possível migrar as os dados do Universal para o GA4!

Então corre que ainda dá tempo!

Mas antes de falar sobre as mudanças, vamos saber um pouco mais sobre esta ferramenta?

O que é o Google Analytics?

É uma ferramenta de análise de dados que monitora várias ações de um site e traz relatórios precisos sobre as atividades realizadas nele como: tempo de permanência no site, páginas mais visitadas, geolocalização dos usuários, conversões, vendas e até quais campanhas obtiveram melhores resultados.

Para ter acesso a estas informações é preciso inserir códigos nas páginas dos sites.

Viu como o GA é importante? Com base nesses dados é possível otimizar as campanhas e adequar os conteúdos que não estão performando tão bem. O resultado é aumento das conversões e vendas!

Importante lembrar que tanto o Universal quanto o GA4 são gratuitos, porém empresas muito grandes com alto volume de dados podem optar pelo Analytics 360 que é pago.

Mas por que a mudança do GA Universal para o GA4?

As duas principais mudanças estão relacionadas à proteção de dados dos usuários de forma mais segura e coleta de dados baseada em eventos, ou seja, ações realizadas nas páginas.

Com relação aos dados, o Google está respeitando as regras mais rígidas sobre o assunto, então foi preciso oferecer um sistema mais seguro para as empresas.

E além dos dados baseados em eventos, o GA4 tem novas funcionalidades que vão coletar ainda mais dados, tornando os relatórios mais precisos e funcionais.

E quais as principais mudanças do Google Analytics 4?

  • Privacidade: como explicamos acima, os dados dos usuários serão mais protegidos, por exemplo, ele não armazena o endereço de IP;
  • Cookies: estamos entrando na era “cookieless” ou seja, o GA4 não usa cookies, pois coleta dados do próprio aprendizado da máquina;
  • Multiplataforma: são coletados dados de todas as plataformas utilizadas (sites e aplicativos), o que dá uma visão bem abrangente do comportamento dos usuários;
  • Integrações: é possível monitorar as campanhas pagas, já que o GA4 é integrado ao Google Ads;
  • Machine Learning: como o sistema aprende sozinho, ele pode prever o comportamento dos usuários e te avisar, por exemplo, quando um determinado produto irá acabar, assim é possível repor o estoque com antecedência;
  • Eventos: ao contrário do GA Universal, o novo modelo leva em conta as ações dos usuários executam no site, desde a rolagem da página, pesquisas e downloads;

E como fazer a migração do Google Analytics Universal para o GA4?

Para anunciantes:

Para importar vinculações do Google Ads, você precisa ser editor na conta do Google Analytics.

  • No Google Analytics, clique em Administrador;
  • Verifique se você está na conta certa;
  • Quando há apenas uma conta do Google Analytics, ela já aparece selecionada;
  • Na coluna Propriedade, selecione a propriedade do Google Analytics 4;
  • Na coluna Propriedade, clique em Assistente de configuração;
  • Em Vinculação, acesse “Importar vinculações atuais do Google Ads” da sua propriedade conectada do Universal Analytics e clique em Primeiras etapas;
  • Na tabela, selecione uma ou mais vinculações do Google Ads que você quer importar para a nova propriedade do Google Analytics 4;

A Personalização de anúncios é ativada por padrão em todas as contas selecionadas.

Com essa configuração, as listas de público-alvo e os eventos/parâmetros de remarketing do Google Analytics serão publicados nas contas vinculadas do Google Ads.

É possível desativar essa configuração na coluna Personalização de anúncios.

  • No canto superior direito, clique em Importar vinculações selecionadas do Google Ads;
  • Revise a mensagem de confirmação e clique em OK;
  • Quando a importação for concluída, você verá a seguinte mensagem de confirmação: “Suas vinculações do Google Ads foram importadas”.

Próximas etapas

Ao importar as vinculações selecionadas do Google Ads, você vai disponibilizar os dados da sua propriedade do Google Analytics 4 para uso no Google Ads.

No entanto, para utilizar esses dados, você ainda precisará fazer login no Google Ads e realizar pelo menos uma das seguintes ações:

  • Importar conversões (para lances);
  • Adicionar públicos-alvo a uma campanha ou um grupo de anúncios (para remarketing);
  • Para remarketing e relatórios aprimorados, você também precisa ativar os Indicadores do Google.

Como fazer a instalação da Tag

Se você usa o Universal Analytics, saiba como fazer a configuração para o GA4 através do assistente de configuração.

  • No Google Analytics, clique em “Administrador” no canto inferior esquerdo da tela;
  • Na coluna “Conta”, selecione a conta desejada;
  • Em “Propriedade”, selecione a propriedade do Universal Analytics que coleta dados para seu website;
  • Ainda em “Propriedade”, selecione “Assistente de configuração do GA4”;
  • Clique em “Começar” e em “Quero criar uma nova propriedade do Google Analytics 4”;
  • Se seu site usa a tag gtag.js, você pode selecionar “Ativar coleta de dados usando suas tags existentes”
  • Clique em “Criar propriedade”.

Se você não está familiarizado com os sistemas do Google, podem aparecer dúvidas ou dificuldades durante a migração.

Mas se precisar de ajuda, pode contar com os serviços da Agência Pericoco! Temos especialistas em migração e em muitos outros serviços!

Entre em contato com a gente!

Fontes:

google.com.br

rockcontent.com.br

resultadosdigitais.com.br

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