Marketing Preditivo: a ferramenta que você já deveria estar usando

marketing preditivo a ferramenta que você já deveria estar usando

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O marketing preditivo é uma ferramenta valiosa para os negócios

Um dia você está em casa, a campainha toca e chega uma entrega. Ao abrir você percebe que recebeu exatamente o que estava precisando.

Poderia ser mais uma história simples, que acontece com todo mundo se não fosse o fato de que você não fez o pedido.

Mas como assim? A empresa adivinhou do que eu estava precisando? A resposta é sim!

Com o uso da inteligência artificial, em um futuro próximo, o marketing preditivo poderá adivinhar quais produtos você está precisando e mandar entregá-los na sua casa.

Enquanto essa fase não chega, estamos na fase de analisar os dados para antecipar o comportamento do consumidor.

Olha esse dado: 91% dos profissionais de marketing já utilizam, ou devem utilizar o marketing preditivo. Essa informação é de um relatório feito pelo “Market Analysis Report”

Mas o que é marketing preditivo?

É uma metodologia que utiliza a ciência de dados e a inteligência artificial para analisar o comportamento do consumidor. Assim é possível descobrir informações valiosas sobre ele através de algoritmos.

No marketing preditivo os algoritmos descobrem padrões e tendências e relacionam dados que conseguem prever o comportamento do consumidor com grandes chances de acerto.

São analisados, por exemplo, dados de todo o histórico do cliente: idade, localização, o que comprou, quando foi feita compra, qual foi o ticket médio, entre outras informações.

Isso quer dizer que já estamos no marketing 5.0 que une alta tecnologia com o fator humano.

Com estes dados a equipe de marketing pode traçar uma estratégia certeira, que vai ao encontro das necessidades dele! 

Ferramentas usadas

Para “prever o futuro” são usados vários tipos de ferramentas, entre elas Deep Learning, Big Data, Machine Learning, Data Analytics e Lead Scoring.

Este último tem grande importância pois qualifica o seu lead de acordo com o ponto da jornada de compra em que ele está.

Quanto mais ele avança nessa jornada mais pontos ele ganha e mais qualificado ele está, ou seja, mais perto de fazer a compra.

Mais vantagens do marketing preditivo:

Olha isso: segundo dados da Sales Force, se usada de forma correta esta metodologia pode aumentar as conversões em 26,66%! Não é pouca coisa!

Entre outras vantagens do estão:

– Otimização da experiência de compra do cliente;

– Diminuição do CAC (Custo de Aquisição por Cliente);

– Aumento do ROI (Retorno sobre Investimento);

– Maior nível de personalização das campanhas;

– Aumento das vendas;

– Maior retenção de clientes;

– Ações de cross-selling e upselling mais assertivas;

– Possibilidade de antecipar futuras demandas e se preparar para elas.

E como aplicar o marketing preditivo?

– Campanhas: uma vez que você conhece a fundo o comportamento do seu cliente, elas podem ser bem mais segmentadas, aumentando as taxas de conversão;

– Clientes: mais uma vez os dados irão te mostrar quais as preferências dos clientes. Por exemplo: use dados de pesquisas com seus consumidores para mapear suas “dores” e melhorar a experiência de compra deles;

– Novos clientes: invista em campanhas “look a like”, ou seja, para pessoas que têm comportamentos similares aos do seu público alvo;

Rede Sociais: tendo em mãos seus produtos campeões de vendas, crie estratégias para divulgá-los junto com outros itens complementares. Por exemplo: se você vende moda praia, monte um kit com acessórios como chapéus e óculos de sol (cross-selling);

– E-mail marketing: dispare campanhas com o máximo de personalização. Por exemplo: mulheres que acabaram de ter bebês precisam de itens bem específicos como fraldas, roupinhas e brinquedos;

Conclusão

Como você viu estamos em uma era em que os dados têm cada vez mais importância para ações de marketing assertivas.

O marketing preditivo está apenas começando e as possibilidades de aplicação dessa metodologia só tendem a crescer.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais, entre em contato com a gente!

Teremos o maior prazer de conversar e discutir sobre o que podemos fazer para que sua empresa venda ainda mais!

Fontes pesquisadas

rockcontent.com.br

outmarketing.pt

zendesk.com.br

traycorp.com.br

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