O marketing preditivo é uma ferramenta valiosa para os negócios
Um dia você está em casa, a campainha toca e chega uma entrega. Ao abrir você percebe que recebeu exatamente o que estava precisando.
Poderia ser mais uma história simples, que acontece com todo mundo se não fosse o fato de que você não fez o pedido.
Mas como assim? A empresa adivinhou do que eu estava precisando? A resposta é sim!
Com o uso da inteligência artificial, em um futuro próximo, o marketing preditivo poderá adivinhar quais produtos você está precisando e mandar entregá-los na sua casa.
Enquanto essa fase não chega, estamos na fase de analisar os dados para antecipar o comportamento do consumidor.
Olha esse dado: 91% dos profissionais de marketing já utilizam, ou devem utilizar o marketing preditivo. Essa informação é de um relatório feito pelo “Market Analysis Report”
Mas o que é marketing preditivo?
É uma metodologia que utiliza a ciência de dados e a inteligência artificial para analisar o comportamento do consumidor. Assim é possível descobrir informações valiosas sobre ele através de algoritmos.
No marketing preditivo os algoritmos descobrem padrões e tendências e relacionam dados que conseguem prever o comportamento do consumidor com grandes chances de acerto.
São analisados, por exemplo, dados de todo o histórico do cliente: idade, localização, o que comprou, quando foi feita compra, qual foi o ticket médio, entre outras informações.
Isso quer dizer que já estamos no marketing 5.0 que une alta tecnologia com o fator humano.
Com estes dados a equipe de marketing pode traçar uma estratégia certeira, que vai ao encontro das necessidades dele!
Ferramentas usadas
Para “prever o futuro” são usados vários tipos de ferramentas, entre elas Deep Learning, Big Data, Machine Learning, Data Analytics e Lead Scoring.
Este último tem grande importância pois qualifica o seu lead de acordo com o ponto da jornada de compra em que ele está.
Quanto mais ele avança nessa jornada mais pontos ele ganha e mais qualificado ele está, ou seja, mais perto de fazer a compra.
Mais vantagens do marketing preditivo:
Olha isso: segundo dados da Sales Force, se usada de forma correta esta metodologia pode aumentar as conversões em 26,66%! Não é pouca coisa!
Entre outras vantagens do estão:
– Otimização da experiência de compra do cliente;
– Diminuição do CAC (Custo de Aquisição por Cliente);
– Aumento do ROI (Retorno sobre Investimento);
– Maior nível de personalização das campanhas;
– Aumento das vendas;
– Maior retenção de clientes;
– Ações de cross-selling e upselling mais assertivas;
– Possibilidade de antecipar futuras demandas e se preparar para elas.
E como aplicar o marketing preditivo?
– Campanhas: uma vez que você conhece a fundo o comportamento do seu cliente, elas podem ser bem mais segmentadas, aumentando as taxas de conversão;
– Clientes: mais uma vez os dados irão te mostrar quais as preferências dos clientes. Por exemplo: use dados de pesquisas com seus consumidores para mapear suas “dores” e melhorar a experiência de compra deles;
– Novos clientes: invista em campanhas “look a like”, ou seja, para pessoas que têm comportamentos similares aos do seu público alvo;
– Rede Sociais: tendo em mãos seus produtos campeões de vendas, crie estratégias para divulgá-los junto com outros itens complementares. Por exemplo: se você vende moda praia, monte um kit com acessórios como chapéus e óculos de sol (cross-selling);
– E-mail marketing: dispare campanhas com o máximo de personalização. Por exemplo: mulheres que acabaram de ter bebês precisam de itens bem específicos como fraldas, roupinhas e brinquedos;
Conclusão
Como você viu estamos em uma era em que os dados têm cada vez mais importância para ações de marketing assertivas.
O marketing preditivo está apenas começando e as possibilidades de aplicação dessa metodologia só tendem a crescer.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais, entre em contato com a gente!
Teremos o maior prazer de conversar e discutir sobre o que podemos fazer para que sua empresa venda ainda mais!
Fontes pesquisadas
rockcontent.com.br
zendesk.com.br
traycorp.com.br