A cor de 2023 é “Viva Magenta”, ou mais precisamente (PANTONE 18-1750).
Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, explica a escolha: “Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. A “PANTONE 18-1750 Viva Magenta” descende da família dos vermelhos e é inspirado na cochonilha, um dos tons mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu”.
A cor Viva Magenta é a base para o Magentaverse, uma nova experiência que junta a Pantone e a agência criativa Huge, criada com a Inteligência Artificial Midjourney. Trata-se de um aplicativo que traduz textos em imagens.
E este ano uma novidade: a cor estará em exposição em uma “manifestação visual da Viva Magenta”, no centro artístico ARTECHOUSE Miami, nos Estados Unidos.
Mas o que você tem a ver com isso?
Desde 2000 a Pantone, uma empresa norte-americana, divulga uma cor que determina a tendência para vários setores: indústrias de impressão, moda, decoração, marketing e até culinária.
Esta cor não é escolhida aleatoriamente. Todos os anos especialistas da Pantone Colors se reúnem e discutem qual o panorama político, econômico, humano e cultural da humanidade. A escolha da cor do ano deve representar tudo isso.
E na prática?
É claro que você não vai mudar as cores da sua marca ou as do seu cliente para “Viva Magenta”.
O importante é perceber que a cor escolhida será a grande tendência para o ano que está começando e que terá mais chances de agradar os consumidores.
No marketing digital é preciso tomar cuidado. O primeiro passo é integrar a cor com o produto e a persona do cliente.
Modo de usar Magenta
Nas redes sociais, por exemplo, em que a linguagem pode ser mais descontraída, você pode sugerir ao cliente que use posts nessa tonalidade. E se ele tiver produtos com a cor do ano, melhor ainda!
Caso o cliente e o produto sejam mais conservadores, é preciso tomar mais cuidado. Nesse caso a dica é ser mais discreto.
Vamos pensar em uma concessionária de veículos premium. Dificilmente eles vão produzir um carro com a cor “Viva Magenta”, certo? O que pode ser feito é inserir a cor no vestido da modelo que está na peça publicitária.
Soltando a criatividade com Magenta
Agora, se o cliente for da indústria da moda, é interessante que ele lance peças ou até uma coleção com essa cor e mais: indique aos clientes formas de combiná-la com peças de outras tonalidades.
Já os designers de interiores podem sugerir almofadas, cortinas e outros acessórios para compor o ambiente, mas sem exageros, afinal em 2024 teremos outra cor.
Outro setor que pode “deitar e rolar” é o gastronômico. O Viva Magenta pode ser usado em coberturas de bolo, muffins, doces e o que mais a imaginação inventar.
Mas porque a Pantone é tão importante?
A marca, que nasceu nos anos 60 em Nova Jersey, Estados Unidos, foi pioneira na padronização das cores.
Em 1963, Lawrence Herbert, fundador da Pantone, criou um sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores no qual cada cor tem uma combinação de números e um nome.
Isso foi feito para resolver problemas de erros na reprodução precisa de de cores na comunidade de artes gráficas.
Com isso, designers do mundo todo podem se comunicar na mesma língua, sabendo exatamente de qual tonalidade estão falando.
Conheça agora as cores escolhidas dos anos anteriores:
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Fontes pesquisadas
Pantone, Tecmundo, Promoview, Tante, Max2, Academia Brasileira de Artes,
G&A, CasaCor