Já chegou em algumas capitais do Brasil a tecnologia 5G. Por enquanto ela está disponível em São Paulo Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa, mas deverá chegar a outras cidades ainda este ano.
Mas o que o marketing digital tem a ver com isso? Tudo! Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, as possibilidades do 5G vão muito além de maior rapidez na transmissão de dados.
Então acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo o que será possível fazer combinando esta tecnologia com marketing digital.
Muito além da velocidade
É claro que o benefício mais óbvio da tecnologia 5G é a velocidade. Para se ter uma ideia, atualmente com o 4G, o limite máximo é de 100 Mbps, e com o 5G esse número sobre para 10 Gbps.
Na prática isso significa uma velocidade 100 vezes mais rápida, além de uma conexão mais estável. E mais: os dispositivos móveis terão mais eficácia do que a internet fixa.
E o que o 5G poderá fazer pelo marketing digital?
Sabendo dessas otimizações já podemos começar a pensar grande. Isso significa ampliar a experiência do cliente e pensar em novas estratégias. Para isso podemos ter:
– Internet das Coisas (IOT). Trata-se de um sistema que interliga objetos físicos com tecnologia para coletar dados. Um bom exemplo são os smartwatches que monitoram os batimentos cardíacos.
Só que com o 5G essas possibilidades serão ainda mais ampliadas. Essa coleta de dados será bem mais ampla e precisa, fazendo com que os fabricantes saibam ainda mais sobre as necessidades do seu consumidor. Assim é possível desenvolver estratégias ainda mais assertivas e aumentar as vendas.
Veja também: Marketing de Resultados: Entenda o que é e quais são as etapas
– Vídeo. Tem coisa mais irritante do que tentar assistir a um vídeo e ele ficar “carregando”? Olha isso: a cada um segundo a mais de demora, uma página perde 11% das visualizações e a satisfação do cliente despenca para 16%. Esses dados são do Aberdeen Group, O 5G pode resolver este problema.
Ainda com relação aos vídeos, uma pesquisa do Think With Google revelou que os consumidores que veem anúncios na TV se sentem mais dispostos a vê-los também pelo smartphone.
E mais: os consumidores sentem-se mais à vontade para comentar e compartilhar estes conteúdos.
Mas atenção! Isso não significa que você deve desativar a opção de “pular vídeo” que ainda é muito importante para o consumidor.
Veja também: Inteligência Artificial e Marketing Digital são imbatíveis em vendas
– Realidade aumentada. A tecnologia 5G vai elevar o nível da experiência do usuário nesse ambiente. Atualmente é possível que o comprador de um imóvel, por exemplo, faça um tour virtual pelos ambientes.
Com mais rapidez, essa experiência se tornará ainda mais realista com a possibilidade de inserir móveis, paisagens e até a música da sua preferência pela casa, tudo com altíssima resolução.
A moda é outro setor que já está se beneficiando da realidade aumentada. Mas assim como os imóveis, a experiência de provar uma roupa ou um calçado virtual será cada vez mais realista.
– Espaços virtuais. O home office veio para ficar, mas com o 5G será possível criar ambiente que ultrapassam as barreiras físicas, como os escritórios virtuais que estão dando seus primeiros passos no metaverso.
A interação entre os times também deve ficar bem melhor com o uso de grandes arquivos na nuvem sem que haja necessidade de um grande especialista na área para operá-los.
5G: Ainda dá tempo
Se você chegou até aqui parabéns. Significa que está interessado em se adequar a esta nova realidade.
Mesmo antes da pandemia, sabemos que as empresas e profissionais que não se reinventaram estão ficando para trás e correndo o risco de extinção.
Então é hora de pensar em novas estratégias de marketing com a tecnologia 5G que está chegando por aí.
Apenas tome cuidado para não achar que tudo se resolve com velocidade, realidade aumentada e metaverso.
É preciso reunir a equipe, planejar e verificar as reais necessidades dos clientes e a viabilização destas tecnologias.
Caso contrário você terá mais uma empresa que coloca uma mesa de pingue pongue no escritório achando que está alinhada com a nova era corporativa.
Ah! E se precisar de ajuda com o marketing digital para sua empresa fale com a gente!
Somos especialistas neste e em muitos outros assuntos. Vamos fazer sua empresa decolar juntos?
Fontes de pesquisa:
https://www.mundodomarketing.com.br/
https://www.meioemensagem.com.br/
Rock Content
Info Money
3 thoughts on “5G: o que muda para o marketing digital com a tecnologia”